Saiba Mais Sobre a Cielo
A Cielo, anteriormente chamada Visanet Brasil, é uma Empresa brasileira de serviços financeiros. Atua como adquirente multi-bandeira, sendo uma das responsáveis pela captura, transmissão e liquidação financeira e transações com cartões de crédito e débito.
É a Empresa líder do setor em toda a América latina, em termos de volume financeiro de transações e é uma das responsáveis pelo crescimento do comércio brasileiro a sua rede de pagamentos, bem como pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas com cartões de plástico.
Em Junho de 2014, a Cielo estava presente em mais de 1,4 milhão de pontos de venda espalhados por 5.500 municípios de todas as Regiões do País, cobrindo 99% do território nacional.
A História da Cielo
Criada em 29 de Novembro de 1995, pelos Bancos Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real ( hoje Banco Santander) e o extinto Banco Nacional, juntamente com a Visa Internacional, a Visanet tinha com o objetivo inicial de unificar as relaçoes com todos os estabelecimentos afiliados à bandeira visa no Brasil.
Desenvolver soluções tecnológicas de captura e processamento de transações e realizar a liquidação financeira, deixando os bancos livres para se concentrarem na emissão de cartões e na concessão de crédito aos portadores.
Nessa época, a Visanet contava com 100 mil estabelecimentos afiliados.
No decorrer do tempo, a Empresa lançou novos produtos, como a Visa Electron e Visa Vale.
Apoiada na forte expansão no mercado consumidor brasileiro, a Empresa conseguiu rápido crescimento, tornando-se líder do setor, com uma base de 1,3 milhão de estabelecimentos ativos em 2012 e com presença em 5.511 municípios brasileiros e cobrindo 99% do território nacional.
Em 2009, a Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ) do Senado, juntamente com o CADE, aprovou um projeto que colocou fim na exclusividade que Cielo e redecard detinham com as bandeiras internacionais Visa e Mastercard, como forma de estimular o aumento da concorrência no setor.
Inicialmente, essa medida acirrou a disputa entre duas Empresas, já que uma campanha pode processar vendas com bandeiras que até então eram exclusivas da outra.
Além disso, novos credenciadores poderão investir nesse mercado em franco crescimento.
Os Lojistas podem escolher qual Empresa processará suas transações, utilizando apenas um terminal eletrônico e dando preferência à Empresa que oferecer as menores taxas administrativas sobre as vendas.
Porém, analistas estimam que em um futuro próximo, haverá nada menos que 20 novos players no mercado de processamento de transações com plásticos.
O mais novo deles é o Santander, Banco espanhol que detinha ações da própria Cielo, mas que em 2009 vendeu sua participação na Empresa e comprou a GetNet.
Em Julho de 2009, a Empresa lançou ações na bolsa de valores, realizando uma das maiores ofertas públicas em ações do País. Em Dezembro de 2009, devido ao fim da exclusividade com a bandeira Visa e com o objetivo de iniciar o processamento de transações de outras bandeiras, a Empresa mudou de nome e passou a se chamar Cielo.
Ao longo de 2010, a campanha fechou parceira com as bandeiras regionais Aura, Sorocred, Policard, e Good card, além de uma aliança com a Dotz, uma das principais Empresas de programas de fidelização no modelo de coalizão da América Latina.
Em 2011, a Cielo anunciou parceria com a Cred-System, emissora de cartões de crédito da bandeira Mais, e com o Banestes, Banco do Espírito Santo, emissor do Banescard, mas somente no final de 2013 o cartão do banco começou a ser aceito.
No segmento de Cartões de banafícios, além de Visa Vale e Sodexo, a Cielo firmou parcerias com Bônus CBA, Cabal Vale, Verocheque e Sapore Benefícios, além da bandeira Elo, 100% brasileira, resultado da parceria de três dos maiores bancos do país, Banco do Brasil, Bradesco, e Caixa Econômica Federal.
Em 2011, a Cielo capturou R$ 320,4 bilhões o equivalente a 7,6% do PIB brasileiro na época.
Em Junho de 2012 a Cielo adquiriu a Empresa Americana de tecnológica para serviços meios de pagamento Merchant e Solutions ( MeS) por 670 milhões de dólares.
Ainda em 2012, lançou a Cielo Linkci, solução que permite ao lojista oferecer a opção dos seus clientes fazer, se quiserem, check-in ou recomendar o estabelecimento para os amigos do facebook utilizando qualquer cartão na máquina da Cielo.
Comentários
Postar um comentário